Angela Bassan
1966
•
São Paulo, SP – Brasil
Nascida na década de 1950, estudou na Fundação Álvares Penteado na década de 70. Especializou-se em Arte e Educação na Universidade de São Paulo na década de 90. Frequentou o atelier de Giulliana Pedraza e Carlos Garcia Arias por longo período, no qual desenvolveu as suas primeiras obras tridimensionais. Também desenvolveu sua pesquisa tridimensional na FAAP, junto à artistas como Amélia Toledo, Nicholas Vlavianos, Tomoshige Kusuno, Walter Zanini entre outros.
Trabalhou como artista educadora por 20 anos seguidos no Museu Brasileiro da Escultura e na Fundação Armando Álvares Penteado , ministrando cursos de Escultura.
Atuou no segmento de design de objetos, onde desenvolveu obras decorativas com características escultóricas. Participou de conceituadas feiras de design com sua produção pessoal e teve seus objetos expostos em lojas de museus e espaços comerciais significativos.
Teve seu próprio atelier, loja de design e oficina artística , onde reproduzia obras para diversos artistas plásticos brasileiros. Participou de algumas exposições coletivas no Brasil e no exterior e foi premiada em diversos salões de arte paulistanos,
Sua obra possui grande referência de Alexander Calder e seus móbiles. Com a série “Territoriando” desenvolveu uma tridimensionalidade de composições com planos que se alternam com os espaços vazios circundados por uma linha contínua estrutural a determinar um percurso territorial.
Suas obras são materializadas através do aço, com técnica de solda e trabalhadas na superfície com pintura.
Citações: República Tcheca/ MAC/USP/ Instituto Cultural Italiano/ Instituto Cultural Britânico / Museu Brasileiro da Escultura / Banco Central do Brasil, entre outros.
Obras em breve